Várias técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas, sempre conforme as queixas e o aspecto verificado ao exame físico.
Em geral, quando há predomínio de queixas relacionadas ao componente externo, optamos pelas técnicas excisionais, ou seja, aquelas que removem os tecidos hemorroidários.
Há diversas técnicas excisionais disponíveis, mas preferimos as hemorroidectomias abertas, também conhecida como técnica de Milligan-Morgan, técnica consolidada, utilizada há mais de oitenta anos, com excelentes resultados. Sua maior desvantagem é o fato de deixarem ferimentos externos que cicatrizarão “sozinhos”, o que se acompanha de mais dor no pós-operatório e cicatrização mais lenta.
A busca por tratamentos menos invasivos, que possibilitassem menos dor, cicatrização mais rápida e retorno mais precoce às atividades cotidianas, fez com que técnicas minimamente invasivas fossem desenvolvidas. Em comum, buscam não deixar ferimentos externos, o que possibilita menos dor.
© 2022 COLONO – Todos os direitos reservados • Política de Privacidade • Responsável Técnico: Dr. Fábio Alves Soares – CRM/DF 12643, RQE 8130 e RQE 11732