"E há mais de dez anos, é responsável pelo treinamento em eletromanometria de residentes em coloproctologia, tendo realizado ou orientado mais de 6 mil exames de eletromanometria anorretal até hoje."

ELETROMANOMETRIA ANORRETAL

A Eletromanometria Anorretal é o exame que avalia os padrões de pressões na região do ânus e do reto, bem como a coordenação das estruturas musculares do ânus e pelve durante a dinâmica da evacuação.

É um exame muito empregado na rotina da coloproctologia e da gastroenterologia, sendo considerado um exame funcional. É uma ferramenta muito importante para uma avaliação dos quadros de incontinência fecal, que são as dificuldades em conter as fezes de forma voluntária, o que pode gerar um enorme constrangimento social.

Também é comumente realizado para investigar as dificuldades para defecar, como em quadros de constipação (popularmente conhecida como prisão de ventre), naqueles pacientes que têm um padrão de constipação com bloqueio da evacuação. Em muitos casos, os resultados da manometria já possibilitam uma tomada de decisão sobre o melhor tratamento para um paciente.

O Dr. Fábio entrou em contato com a técnica ainda na Residência Médica em Coloproctologia, em 2005. Aliás, este foi um dos exames que foram empregados em seu projeto de pesquisa de Mestrado. E há mais de dez anos, é responsável pelo treinamento em eletromanometria de residentes em coloproctologia, tendo realizado ou orientado mais de 6 mil exames de eletromanometria anorretal até hoje.

Se você deseja conhecer mais sobre como é o exame de eletromanometria anorretal e como ele é realizado, clique aqui!

Seta