"Estes e outros procedimentos podem ser agora realizados por nossa equipe em ambiente de centro cirúrgico de padrão hospitalar."

ENDOSCOPIA TERAPÊUTICA

Embora a maioria dos exames endoscópicos (Endoscopias Digestivas Altas e Videocolonoscopias) sejam indicados apenas para o diagnóstico, o procedimento é empregado rotineiramente de forma terapêutica. É o caso, por exemplo, de uma remoção de um pequeno pólipo intestinal ou a cauterização de um pequeno vaso sanguíneo sangrante, procedimentos que podem ser realizados conjuntamente ao procedimento com finalidade diagnóstica.

Com a evolução da endoscopia contemporânea, diversos procedimentos avançados têm sido realizados com sucesso. Intervenções que antes não seriam possíveis e que provavelmente levariam à indicação de uma cirurgia, agora são realizados com segurança e com a vantagem de uma recuperação mais rápida e menos incômoda, resultado dos procedimentos minimamente invasivos.

Não é exagero dizer que a endoscopia terapêutica evolui em confluência com as técnicas cirúrgicas com mínima invasão. Por outro lado, em muitos destes casos a estrutura de uma sala de exames é insuficiente para a realização de procedimentos complexos. Assim, é necessária uma estrutura de sala cirúrgica de padrão hospitalar, que possibilite a realização de procedimentos mais longos, muitas vezes sob anestesia geral.

Infelizmente, muitos pacientes que poderiam ser tratados com vantagens por via endoscópica ainda são submetidos a cirurgias complexas pelas dificuldades em se encontrar profissionais e estrutura física adequada para endoscopia terapêutica avançada.

É comum que endoscopistas não disponham de uma estrutura de centro cirúrgico e, nos hospitais, as salas de cirurgia em geral não contam com equipamentos endoscópicos específicos.

E por estas razões, instituímos o nosso Programa de Endoscopia Terapêutica na Colono – Hospital-Dia do Aparelho Digestivo. Sob a coordenação do Dr. Thiago Sampaio e do Dr. Fábio Soares, dispomos de todas as condições técnicas e humanas para a realização de uma vasta gama de procedimentos endoscópicos terapêuticos.

Nosso Bloco Cirúrgico dispõe de instalações de centro cirúrgico de padrão hospitalar, como nos melhores hospitais. O grande diferencial em nossa sala de cirurgia é que dispomos de equipamentos de endoscopia e eletrocirurgia de última geração, o que inclui equipamentos de alta resolução para endoscopia digestiva alta (EDA) e videocolonoscopia. Equipamentos de eletrocirurgia avançada e plasma de argônio também estão disponíveis para nossos pacientes.

Deste modo, diversos procedimentos como mucosectomias e polipectomias em estômago, esôfago, cólons e reto podem ser realizados com maior segurança. Cauterizações com plasma de argônio de lesões vasculares (angiodisplasias) e retite actínica. Tratamento de reganho de peso após cirurgia bariátrica são realizados por nossa equipe, assim como colocação e retirada de balão intragástrico.

Para auxiliar na nutrição de pacientes em home care e com dificuldades de deglutição, podem ser realizadas gastrostomias endoscópicas. Além disso, também estão disponíveis tratamentos avançados para Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), como o método STRETTA e de suas complicações (como esôfago de Barret).

Pare pacientes com dificuldades de deglutição (disfagia) e motilidade do esôfago, como nas acalásias, a aplicação de Botox diretamente nas camadas musculares afetadas pode ser realizada.

Estes e outros procedimentos podem ser agora realizados por nossa equipe em ambiente de centro cirúrgico de padrão hospitalar. E o melhor: com as vantagens da recuperação domiciliar que o nosso protocolo de Cirurgia Ambulatorial oferece!

Se você tem alguma dúvida sobre os tratamentos endoscópicos avançados disponíveis, consulte-nos. Será um prazer atendê-lo!

Seta