"Cuidar das pessoas, com respeito à autonomia de cada um. Uma medicina que enxerga um ser humano em cada paciente."

Tudo na Colono conta uma história, inclusive o Dr. Fábio!

Resultado de muitos anos de planejamento e empenho do Dr. Fábio Soares em parceria com seu primo-irmão, Rodrigo Dantas. Juntos escreveram este projeto apaixonado de atenção à saúde. Afinal, a materialização de um sonho tão ousado para uma medicina em ritmo artesanal depende também de uma gestão inovadora, atenta e dinâmica.

O Dr. Fábio costuma dizer que estuda medicina há 25 anos e não pretende parar nunca. Paixão pelo estudo se reflete na dedicação à pesquisa e produção científica. Mesclando o viés acadêmico ao assistencial, ao longo de todos estes anos notabilizou-se pelo pioneirismo na adoção de diversas técnicas e tecnologias. Sempre em busca de adaptar a prática da medicina às necessidades de cada paciente.

Acreditamos em uma medicina feita com as mãos, olhos e ouvidos. Que vai no sentido oposto ao da tendência de industrialização da saúde, exigindo do médico e sua equipe estarem preparados para novos desafios diariamente.

O jeito Colono é um espelho da atuação médica do Dr. Fábio, cuja história como profissional se manteve sempre fiel à crença de que a medicina pode evoluir em tecnologia mas sempre calcada em seus valores milenares. Cuidar das pessoas, com respeito à autonomia de cada um. Uma medicina que enxerga um ser humano em cada paciente.

A Colono leva em seu DNA a busca permanente dos melhores recursos tecnológicos, com uma infraestrutura e equipamentos de padrão internacional. Também é notável a qualificação de toda a equipe médica e auxiliar, assim como a consolidação dos processos e protocolos assistenciais. Um Hospital-Dia do Aparelho Digestivo voltado para o lado humano da medicina!

TRAJETÓRIA DO DR. FÁBIO SOARES

O Dr. Fábio é o pai da Heloísa, esposo da Valquíria, filho do Bosco e da Helga, irmão do João e da Ana. De família mineira, cresceu brasiliense e se fez um pouco cearense.

É apaixonado por medicina e cirurgia, mas também por música, discos de vinil, livros, cafés, cozinhar, viajar, arquitetura e pelos espaços de Brasília.

Além destas paixões, nutre uma especial: comunicar-se, seja em português ou em outras línguas. O Dr. Fábio também atende seus pacientes em espanhol, inglês e francês.

Enquanto médico, acredita no exercício de uma medicina apoiada em quatro pés: aprendizagem contínua, ensino, inovação técnica constante e aprofundamento das relações humanas.

Sua trajetória médica se iniciou ainda nos anos 90 do século passado. Mas sente que ainda atravessará muitas décadas pela frente…

1996 - 2002

Graduação em Medicina, Universidade de Brasília (UnB).

1997 - 1998

Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Laboratório de Neurofisiologia (IB/UnB).

1999 - 2000

Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Departamento de Cirurgia (FM/UnB).

2003 - 2005

Residência Médica em Cirurgia Geral.

Hospital Regional da Asa Norte - HRAN / SES-DF.

2005 - 2007

Residência Médica em Coloproctologia.

Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará.

2006 - 2007

Mestrado em Cirurgia

Área de Concentração: Fisiologia Anorretal

Orientador: Prof. Dr. Francisco Sérgio Pinheiro Regadas

FM/UFC

2007

Médico Coloproctologista em clínica privada e no Hospital das Forças Armadas / HFA, Brasília.

Começa a realizar ultrassonografia anorretal de 360o.

Pioneiro em cirurgias colorretais videolaparoscópicas e cirurgias minimamente invasivas para o tratamento de doença hemorroidária (PPH) e retocele (TRREMS procedure).

Título de Especialista em Coloproctologia - Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

2009

Chefe do Serviço de Coloproctologia do HFA (2009- 2016).

2010

Institui a Residência Médica em Coloproctologia (HFA), do qual foi Supervisor entre 2010 e 2016.

Organiza o primeiro Workshop de Treinamento em Operação Endoscópica Transanal (TEO), no HFA.

2011

Médico Coloproctologista da Unidade de Coloproctologia do HBDF / SES-DF.

Estabelece o ambulatório de Fisiologia Anorretal no HBDF.

Treinamento de residentes em eletromanometria anorretal, cinedefecografia e procedimentos minimamente invasivos para prolapsos pélvicos.

Treinamento de várias equipes em cirurgia minimamente invasiva em estados como RJ, MG, BA, RS e DF.

2012

Título de Especialista em Gastroenterologia da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

2013

Supervisor do Programa de Residência Médica em Coloproctologia do HBDF (até os dias atuais).

Primeiro caso de desarterialização hemorroidária transanal (THD) no Distrito Federal.

2014

Estágio no Serviço de Cirurgia Colorretal do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, Portugal. Treinamento em cirurgia colorretal avançada, incluindo abordagens transanais minimamente invasivas (TAMIS) e cirurgias avançadas do assoalho pélvico.

Orientador: Dr. Joaquim Costa-Pereira

Faz os primeiros casos de microcirrurgia endoscópica transanal de lesões de reto (TAMIS) e os primeiros casos de Excisão Total do Mesorreto para tratamento de neoplasias do reto, por via endoscópica transanal (TaTME), no HFA, no HBDF e na clínica privada. Foi um dos pioneiros nestas técnicas no país.

2016

Inauguração da Colono – Clínica do Aparelho Digestivo.

2017

Estágio no Departamento de Gastroenterologia do Royal Hallamshire Hospital (NHS), Sheffield, Inglaterra. Treinamento em Cápsula Endoscópica e Enteroscopia de Duplo-Balão.

Orientador: Prof. Mark McAllindon, PhD.

Início dos exames de cápsula endoscópica, na Colono.

2018

Início do projeto Bloco Cirúrgico, com estudos para implementação de uma Unidade de Cirurgia Ambulatorial Autônoma na Colono.

Treinamento em testes respiratórios de hidrogênio para investigação funcional do intestino.

2019

Primeira participação de um brasileiro no Congresso da International Association for Ambulatory Surgery (IAAS) em Porto, Portugal.

Visitação de Unidades de Cirurgia Ambulatorial na Europa e assimilação dos conceitos da Cirurgia Ambulatorial como uma abordagem de cuidado cirúrgico extra-hospitalar.

2020

Junto a outros colegas de todo o país, funda a Sociedade Brasileira de Cirurgia Ambulatorial (SOBRACAM).

Eleito Vice-Presidente da SOBRACAM.

2021

Início das atividades do Bloco Cirúrgico – Cirurgia Ambulatorial.

Elevação da Colono a uma Unidade do tipo Hospital-Dia. Início das atividades da Colono – Hospital-Dia do Aparelho Digestivo.

Início do programa de Cirurgia Ambulatorial para diversos procedimentos cirúrgicos, com uma abordagem multidisciplinar e de acordo com os protocolos da IAAS.

Início do Programa de Endoscopia Terapêutica Avançada, que possibilita procedimentos mais longos e avançados, que necessitam de estrutura de centro cirúrgico de padrão hospitalar.

Organizador e Presidente da Comissão Científica do Primeiro Congresso Iberoamericano de Cirurgia Ambulatorial, uma organização conjunta da SOBRACAM, APCA, ASECMA e IAAS, com palestrantes de quinze países, dos cinco continentes.

2022

Torna-se membro Assembleia Geral da International Association for Ambulatory Surgery (IAAS).

Torna-se o primeiro latino-americano a ser convidado para palestrar no Congresso da International Ambulatory for Ambulatory Surgery, em Bruges, Bélgica.

Ao longo destes anos de trajetória profissional, visitou diversos serviços e hospitais em todo o país e exterior.

Palestrante regular em simpósios, cursos e congressos médicos no Brasil e Exterior, foi responsável por treinar diversas equipes de coloproctologia em todo país em modernas técnicas de cirurgia minimamente invasiva na especialidade.

Publicou mais de uma centena de comunicações científicas, entre artigos científicos, temas-livres em congressos e capítulos de livros.

Mais informações sobre suas atividades, podem ser obtidos na Plataforma Lattes, do CNPq.

Seta