"Na Colono, utilizamos os equipamentos e cápsulas mais modernos para a realização dos exames. Contudo, realizamos os exames de cápsula de uma forma diferente!"

CÁPSULA ENDOSCÓPICA

Como o intestino delgado é constituído por segmentos longos e móveis entre o estômago e o cólon (intestino grosso), a Enteroscopia por Cápsula Endoscópica (ECE) é a forma mais conveniente, simples e segura de se ter acesso completo ao intestino delgado.

Estamos falando de uma cápsula do tamanho aproximado de um comprimido de vitaminas, que é ativada e conectada a um gravador de dados por meio de sinal de radiofrequência. São então obtidas dezenas de milhares de imagens, que são armazenadas em tempo real e transferidas a uma estação de tratamento de imagens para posterior análise.

Esta tecnologia possibilita ainda a avaliação do intestino grosso e reto. Ou seja, a realização de Colonoscopias por Cápsula Endoscópica. Isso porque uma pequena proporção de pacientes que precisam de uma colonoscopia não podem ser submetidos ao exame convencional.

Na Colono, utilizamos os equipamentos e cápsulas mais modernos disponíveis no mundo para a realização de ambos os exames. Contudo, assim como fazemos com nossas Videocolonoscopias de Alta Performance, realizamos os exames de cápsula de uma forma diferente!

O próprio Dr. Fábio Soares realizará o seu procedimento, que começa com a consulta de avaliação prévia ao exame. Nela, o preparo intestinal é transmitido e o paciente é avaliado em relação a problemas de saúde e medicamentos que usa.

O exame gera dezenas de milhares de imagens do intestino, que são transferidas a uma estação computadorizada de imagens e revisadas cuidadosamente, um processo que leva algumas horas dedicadas ao exame de um único paciente.

O Dr. Fábio executa pessoalmente cada etapa do exame, segundo os protocolos da Unidade de Intestino Delgado do Royal Hallamshire Hospital, em Sheffield, onde fez sua capacitação. Localizado no norte da Inglaterra, é a maior unidade de referência do Reino Unido e uma das maiores da Europa para o treinamento de gastroenterologistas e pesquisa clínica em intestino delgado, pioneira nas técnicas de enteroscopia por cápsula.

Para este exame, o Dr. Fábio foi treinado por um dos especialistas mais renomados na Europa neste tipo de procedimento, o Professor Mark McAllindon. Desde então, já se passaram cinco anos e dezenas de exames realizados. Uma modalidade de exame pela qual ele tem um carinho especial. 

Se você quer sabe mais sobre como é a tecnologia e o exame de cápsula endoscópica, clique aqui.

Seta