"É necessário garantir uma série de cuidados para a realização de Colonoscopias de Alta Performance, um conceito que se refere à forma de se fazer colonoscopia, buscando garantir a maior precisão diagnóstica possível."

COLONOSCOPIA DE ALTA PERFORMANCE

Na Colono, acreditamos que detalhes importam. Somos obcecados por cada um deles! A Colonoscopia é um exame complexo, que exige equipamentos e estrutura de alto nível mas sobretudo experiência e destreza manual para sua realização. De fato, a curva de aprendizado de um médico especialista para que possa realizar colonoscopias de um modo seguro e confiável é estimado em quinhentos procedimentos completos.

Ao longo de 15 anos como coloproctologista, o Dr. Fábio já realizou mais de 12 mil colonoscopias. Mas concluiu que embora a experiência fosse fundamental, não era ainda o suficiente.

É necessário garantir uma série de cuidados para a realização de Colonoscopias de Alta Performance, um conceito que se refere à forma de se fazer colonoscopia, buscando garantir a maior precisão diagnóstica possível.

Mas afinal, o que faz dos nossos exames Colonoscopias de Alta Performance?

Vamos lá: o primeiro cuidado é a qualidade do preparo intestinal. Este deve ser excelente. Ou seja, é necessário se buscar uma limpeza adequada, que possibilite a visualização completa da superfície intestinal. Afinal, é nesta camada que se originam os pólipos intestinais, que são nódulos bastante frequentes e que devem ser identificados e removidos. E os pólipos intestinais são considerados muitas vezes lesões precursoras do câncer de intestino e reto.

Prevenir este tipo de câncer, o segundo mais comum em nosso país entre homens e mulheres adultos, é o principal objetivo do exame.

Há muitas formas de se realizar um preparo intestinal e muitos fatores influenciam na escolha do melhor preparo para cada paciente: idade, alterações do funcionamento habitual do intestino, medicamentos em uso, problemas de saúde, dificuldades de locomoção ou mesmo o horário do exame.

Por esta razão, na Colono a prescrição do preparo é feita de forma individualizada e sempre pelo próprio médico que realizará o exame. Assim, médico e paciente já se conhecem antes do exame, o que faz uma grande diferença! Sabemos que o preparo requer cuidados especiais e que dúvidas podem surgir durante o processo. Não se preocupe: na Colono, o paciente que vai fazer uma colonoscopia tem acesso direto ao seu médico.

Além do preparo intestinal de alto nível, é necessário que seja garantido o tempo adequado para cada exame. Por isso na Colono nós limitamos o número de exames realizados por período. Desta forma, nossa equipe pode trabalhar com calma e ter o tempo adequado para visualizar completamente o intestino de cada paciente. Fazemos tudo com calma, de forma individual. Durante seu exame, toda a atenção de nossa equipe estará voltada apenas a você. Afinal, sabemos que cada paciente é único!

São essenciais para a realização de uma Colonoscopia de Alta Performance a resolução de imagem dos equipamentos, assim como a qualidade dos monitores de vídeo.

Afinal, assim como numa produção cinematográfica, a qualidade da câmera e a resolução da tela são fundamentais para que possamos visualizar todos os detalhes de uma cena.

A resolução do endoscópico e qualidade de seu conjunto ótico, a qualidade e potência da fonte de luz e o tamanho e qualidade do monitor de vídeo são essenciais para e detecção de alterações sutis. Na Colono, contamos com equipamentos de ponta, que são atualizados com frequência.

Contudo, uma Colonoscopia de Alta Performance requer um nível de sedação ideal, que também deve ser adequado para as necessidades individuais de cada paciente. Na Colono dispomos de médicos anestesistas que cuidam da segurança e do conforto do paciente ao longo de todo o procedimento e da recuperação. Inclusive nos casos em que é necessário fazer o exame no Bloco Cirúrgico e mesmo sob anestesia geral, como nos procedimentos terapêuticos avançados.

Além disto, nossos pacientes contam com a segurança de uma estrutura de reprocessamento de endoscópios automatizada, que garante a biossegurança e a descontaminação em alto nível de todos os nossos endoscópios.

Por fim, na Colono nós mantemos registros, processos e protocolos rígidos, os quais são auditados periodicamente, considerando todos os parâmetros de qualidade envolvidos. Afinal, a Colono tem a colonoscopia em seu DNA. Cada exame é único para nós assim como é para o paciente!

Seta