"Podemos planejar com antecedência o cuidado individualizado e intimista para cada paciente. Afinal, nossa equipe realiza apenas um procedimento de cada vez!"

CIRURGIA AMBULATORIAL

Cirurgia Ambulatorial é uma forma de organizar o cuidado aos pacientes que precisam de um procedimento cirúrgico, mas que podem se beneficiar de uma recuperação assistida em seu domicílio. Para a Colono, é uma estratégia para que o paciente que precisa ser operado possa se sentir acolhido, tranquilo e seguro.

Mas não confunda isso com pequenos procedimentos ou cirurgias em ambiente de consultório. O que caracteriza este modelo é a vinculação entre o paciente e nossa equipe multidisciplinar altamente treinada, ainda antes da cirurgia.

Uma equipe constituída por cirurgião, anestesiologista, enfermeira e nutricionista. E é a mesma equipe que será responsável pelos cuidados clínicos e cirúrgicos ao longo de todo o ciclo de cuidados, que se encerra apenas trinta dias após o procedimento.

Nesta fase, ocorre uma criteriosa avaliação do caso clínico e das condições individuais de saúde do paciente. Mas também avaliamos a rede de cuidados que cerca o paciente em seu domicílio. Ou seja: nossa equipe se certifica ainda antes do procedimento sobre as condições ideais para o pós-operatório no domicílio. E prepara o paciente e seu cuidador para o procedimento e os cuidados após sua chegada em casa.

Assim, no dia da intervenção, o paciente já conhece toda a equipe à sua espera em nosso Bloco Cirúrgico. E nossa equipe já conhece a fundo os detalhes de cada caso. Desta forma podemos planejar com antecedência o cuidado individualizado e intimista para cada paciente. Afinal, nossa equipe realiza apenas um procedimento de cada vez!

A maior parte de nossos pacientes permanece no Bloco Cirúrgico e na recuperação pós-anestésica por um período em geral inferior a seis horas. Após sua recuperação inicial, faz uma saborosa refeição de acordo com sua avaliação nutricional prévia. Assim, podemos nos certificar de que o paciente tem plenas condições de se alimentar e hidratar-se em casa logo após a alta!

Muitos procedimentos de diversos graus de complexidade podem ser realizados em regime de Cirurgia Ambulatorial, desde que o paciente tenha sido adequadamente avaliado previamente e possua um perfil de risco adequado ao procedimento. Afinal, dispomos de uma avançada estrutura de sala de cirurgia, equipada no mesmo nível de alguns dos melhores hospitais do país e do mundo.

É necessário ainda que o paciente possua um cuidador adulto para as primeiras 24 horas após o procedimento. Este cuidador se conecta à nossa equipe, que seguirá acompanhando este paciente seguindo um protocolo internacionalmente validado.

No Programa de Cirurgia Ambulatorial da Colono temos feito diversos tipos de procedimentos para o tratamento de doenças do aparelho digestivo. Com ênfase em coloproctologia e cirurgia do aparelho digestivo, sempre privilegiando técnicas minimamente invasivas. Assim, conseguimos uma recuperação mais rápida, com total segurança. Mas o mais importante: no conforto do lar!

Atualmente, a maioria dos procedimentos cirúrgicos são realizados dessa forma em países como Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Portugal e Noruega. Um modelo inovador que tem ganhado impulso nos últimos 30 anos nos mais importantes centros médicos do mundo. Uma estratégia contemporânea de desospitalização.

A partir de 2018, o Dr. Fábio Soares tomou a frente de um inovador projeto para estabelecer em Brasília uma Unidade de Cirurgia Ambulatorial nos moldes das mais avançadas Unidades do tipo existentes na Europa. E com esta finalidade, visitou importantes instituições do gênero e conectou-se a alguns dos maiores expoentes internacionais nesta forma de cuidado.

E vale a pena destacar: a Colono é associada à Sociedade Brasileira de Cirurgia Ambulatorial (SOBRACAM) e segue as recomendações e protocolos da International Association for Ambulatory Surgery (IAAS), a entidade internacional que congrega as principais sociedades nacionais de cirurgia ambulatorial do mundo.

Nos últimos anos, o Dr. Fábio tem se dedicado exaustivamente à expansão da Cirurgia Ambulatorial no Brasil e América Latina, sendo atualmente Vice-Presidente da SOBRACAM e membro da Assembleia Geral da IAAS.

Na Colono, acreditamos numa revolução: a combinação artesanal entre excelência assistencial, contato humano verdadeiro, equipamentos de última geração, técnicas minimamente invasivas e cultura de Cirurgia Ambulatorial.

Seta