O TTC se trata de um importante exame para estudo, diagnóstico e tratamento da constipação intestinal que não respondem à abordagem clínica inicial, que consiste basicamente na correção de hábitos dietéticos adversos.
O indivíduo acometido pela doença comumente apresente fezes endurecidas ou fragmentadas, baixa frequência de evacuação (menos de três vezes por semana) e grande esforço para esvaziar o intestino.
Além disso, o procedimento é indicado para aqueles pacientes para os quais o intestino não responde à mudanças na dieta, como o tratamento à base de fibras.
Sua realização é bastante simples. O paciente é orientado a, ao menos três dias antes do exame, manter uma dieta rica em fibras, ingerir muito líquido e, principalmente, abster-se de quaisquer medicamentos que possam interferir no tempo de trânsito intestinal, ou seja, a “velocidade” com que o intestino funciona.
No exame, o paciente ingere uma cápsula de Sitz Marks® contendo 24 marcadores radiopacos. Em seguida, é submetido a um Raio-X de abdome simples respectivamente no terceiro, quinto e sétimo dia após a ingestão da cápsula.
Através das radiografias é possível quantificar o número de marcadores retidos e, consequentemente, a dinâmica do trânsito intestinal.
Os marcadores são posteriormente eliminados naturalmente com as fezes.
Com o procedimento, é possível diagnosticar e tratar distúrbios funcionais do cólon de forma não invasiva e muito prática.
O Tempo de Trânsito Colônico (TTC) é um exame que está disponível em Brasília-DF na Clínica Colono, nós dispomos das cápsulas originais de Sitz Marks®.
Dentre os cuidados que devem ser tomados pelo paciente, destacam-se:
Apesar de se tratar de um exame longo, o TTC pode ser considerado simples, seguro e indolor, possuindo como uma de suas poucas contraindicações a realização do exame por parte de gestantes.
O exame será considerado normal quando ao menos 80% dos marcadores são expelidos até o 5º dia.
Caso haja uma concentração de marcadores na projeção pélvica, pode ocorrer o diagnóstico de síndrome da evacuação obstruída (um distúrbio de defecação).
Por fim, havendo distribuição dos marcadores pelos segmentos do cólon, poderá ocorrer o diagnóstico de inércia colônica (hipomotilidade dos cólons).
E se você desejar agendar seu exame na Clínica Colono com um Coloproctologista, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.
© 2022 COLONO – Todos os direitos reservados • Política de Privacidade • Responsável Técnico: Dr. Fábio Alves Soares – CRM/DF 12643, RQE 8130 e RQE 11732