MANOMETRIA ANORRETAL

O que é a Manometria Anorretal?

A Manometria Anorretal é um exame simples realizado em pacientes com queixas diversas relacionas a região anal ou do assoalho pélvico.

Veja mais informações sobre o procedimento de Eletromanometria Anorretal realizado pela Clínica Colono na Asa Sul, Brasília–DF:

As indicações mais comuns são:

  • Constipação intestinal de padrão disquézico (ou seja, prisão de ventre em que a dificuldade de defecar é observada) com a observação da dificuldade de defecar;
  • Incontinência fecal (perda involuntária de gases e/ou fezes), a pesquisa de reflexos específicos e a documentação da função anal antes e após cirurgias anais.

O procedimento indolor é realizado pelo médico proctologista através da introdução de um fino cateter que se move do ânus até o canal retal.

Quanto custa o procedimento?

A Manometria Anorretal não envolve grandes custos e seu preço pode variar, dependendo da clínica ou do hospital e da região ao qual o paciente se encontra.

O médico especialista será o responsável por encaminhar o pedido específico de exame para o paciente e deve sanar todas as dúvidas do procedimento que será adotado.

Como se preparar para a Manometria Anorretal?

O procedimento é muito simples e normalmente o paciente permanece na clínica apenas durante o período de realização do exame.

Ao contrário de outros procedimentos da área, como a colonoscopia, para realização da manometria anorretal, não é necessário que o paciente faça jejum ou uso de medicamentos laxantes.

O uso de medicamentos em geral, também não interfere no procedimento e o paciente não precisa de acompanhamento devido ao fato do exame dispensar a sedação.

Como é feito o exame?

O exame pode ser realizado com equipamentos pneumáticos (em desuso), hidropneumáticos e de cateter sólido.

Optamos pelo equipamento de cateter sólido por ser mais confortável para o paciente e por gerar menos artefatos ao exame (alterações do exame), decorrentes da estimulação constante da margem anal pela saída de água destilada durante o exame. Este equipamento possibilita o registro do exame com elevada precisão e praticidade.

Na manometria anorretal uma sonda maleável (com um balão em sua extremidade para transmissão das informações capitadas para o manômetro) é introduzida no ânus do paciente.

O exame é realizado com o paciente deitado de lado, sendo o cateter introduzido e realizadas diversas manobras e aferições, conduzidas pelo examinador e explicadas ao paciente durante o exame. O registro gráfico é acrescentado ao laudo, assim como aferições objetivas e impressões subjetivas, que são posteriormente descritos.

Ao paciente é solicitado à realização de movimentos de contração anal para que os sensores do cateter registrem as variações de pressão.

O exame é simples e dura normalmente entre 10 e 20 minutos.

Quais os riscos da manometria anorretal?

As complicações durante o procedimento são muito raras, podendo acontecer em casos raros:

  • Sangramento devido à lesão existente no local;
  • Pacientes alérgicos ao látex (informe sempre ao seu médico caso tenha alguma restrição).

O que acontece após o exame?

Através dos movimentos de contração realizados pelo paciente é possível registrar as pressões relacionadas ao funcionamento dos músculos da região.

Como dito anteriormente, por não necessitar de sedação, após o exame o paciente é liberado para suas atividades normais.

Benefícios da Manometria Anorretal

A Manometria Anorretal, por medir a força do esfíncter, também proporciona informação valiosa para que o médico especialista defina o diagnóstico de incontinência fecal.

Ao contrário, caso os músculos do esfíncter se contraiam ao invés de relaxar quando o paciente faz forca pra evacuar pode haver um diagnóstico de constipação intestinal.

No caso de crianças, a constipação intestinal pode se consequência da falta de neurônios específicos responsáveis pelo reflexo de relaxamento (necessário para a evacuação).

A Manometria Anorretal auxilia na indicação da biopsia que por sua vez é responsável por indicar a necessidade ou não de tratamento cirúrgico.


E se você desejar agendar seu exame na Clínica Colono com um Coloproctologista, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.

Seta