Endoscopia Digestiva Alta, popularmente conhecida apenas por endoscopia, a EDA (Endoscopia Digestiva Alta) é um exame que tem como finalidade a visualização da parte superior do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno).
Veja mais informações sobre o procedimento de Endoscopia Digestiva Alta realizado pela Clínica Colono na Asa Sul em Brasília-DF:
O exame normalmente é realizado para estudo, diagnóstico e tratamento de doenças na referida região.
A Endoscopia pode se dividida em dois tipos:
Endoscopia Digestiva Alta: tem como objetivo a visualização do esôfago, estômago e porções iniciais do intestino;
Colonoscopia: seu objetivo é visualizar porções do reto e intestino grosso (colo).
A EDA é indicada para o diagnóstico de doenças no trato gastrointestinal superior. O aparelho utilizado no exame é conhecido como endoscópio (um tubo fino e flexível, introduzido através da boca do paciente).
A Endoscopia Digestiva Alta também pode ser usada para realização de biopsias. O endoscópio permite que sejam introduzidas pequenas pinças de biopsias a fim de estudar possíveis tecidos lesados.
Os fragmentos polidos podem ser analisados para avaliação de uma série de doenças tais como gastrites e ulceras.
A EDA pode ser indicada para análise de uma série de situações clínicas:
Por fim, a EDA pode também ser utilizada para o diagnostico de infecções causada pela bactéria H. Pylori. No entanto, após o tratamento (comumente utilizando antibióticos) não é preciso repetir o procedimento, a não ser em casos de úlcera.
Normalmente, o especialista responsável pelo exame é o chamado endoscopista ou mesmo um médico gastroenterologista.
A Endoscopia Digestiva Alta é um exame que está disponível em Brasília-DF na Clínica Colono.
Na COLONO, utilizamos equipamentos Fujinon, marca líder na fabricação de equipamentos endoscópicos.
Os equipamentos flexíveis são reprocessados e descontaminados em alto nível por meio de equipamento automático de reprocessamento (ENDOLAV) e então conectados a uma processadora digital de vídeo que possiblita a geração de imagens de alta resolução dos segmentos gastrintestinais examinados.
Assim, pode-se visualizar detalhadamente os segmentos examinados.
Por haver a necessidade de que o estômago esteja vazio para o procedimento, para que o especialista possa visualizar com correção do interior do trato gastrointestinal, é comum que ao paciente seja solicitado um jejum de cerca de seis horas antes do exame.
A ingestão de água não é prejudicial para o exame, no entanto, é preciso que seja ingerido em doses moderadas para que não haja risco do paciente vomitar durante a endoscopia.
Comumente não são administrados anestésicos no procedimento.
Na maior parte dos casos a endoscopia é realizada a partir de leve sedação (um spray anestésico comumente é utilizado para diminuir o incomodo do paciente pela passagem do endoscópio).
Apesar de haver casos de queixa de dor na garganta e sensação de distensão abdominal, o procedimento costuma ser indolor e não apresenta riscos para o paciente.
Com o paciente colocado de lado o exame se inicia com a introdução do endoscópio pela boca, sendo empurrado lentamente através do trato gastrointestinal superior.
Com uma microcâmera na ponta do aparelho, o especialista pode avaliar com clareza o estado da mucosa dessa região do aparelho digestivo e diagnosticar possíveis lesões.
Como dito anteriormente, além da avaliação da luz gastrointestinal, o endoscópio também permite a realização de biopsias (retirada de pequenos pedaços da mucosa para avaliação posterior).
É importante ressaltar que a biopsia também é um procedimento indolor.
Dentre as contraindicações para realização da endoscopia digestiva alta, estão:
Apesar da endoscopia em si não representar grandes riscos para a mãe e o feto, os medicamentos utilizados durante o procedimento podem causar danos principalmente ao feto, nesses casos a EDA costuma ser recomendada apenas em casos de patologia do trato gastrointestinal que coloquem em risco a vida da mãe.
E se você desejar agendar seu exame na Clínica Colono com um Coloproctologista, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.
© 2022 COLONO – Todos os direitos reservados • Política de Privacidade • Responsável Técnico: Dr. Fábio Alves Soares – CRM/DF 12643, RQE 8130 e RQE 11732