TRREMS – Cirurgia para Correção de Retocele

28/11/2016

Retoceles são “bolsas” que se projetam a partir do segmento final do reto na direção da vagina. Homens muito raramente apresentam retocele, que pode ser percebida, nas mulheres, como dificuldades para evacuar, a sensação de uma “bola” na vagina ao defecar, o uso dos dedos para firmar a parede da vagina durante uma evacuação e sensação de peso na vagina.

Trata-se de uma situação que acomete até 80% das mulheres e, ao contrário do que sempre se acreditou, não parece estar relacionada ou decorrer do parto vaginal.

O diagnóstico exclusivamente pelo exame físico não permite estimar a repercussão da retocele na dinâmica da evacuação. Do mesmo modo, a avaliação deve excluir outras causas que podem levar a sintomas semelhantes, os quais podem ter tratamentos diferentes.

Pode-se abordar uma retocele por diferentes vias: pela vagina, pelo períneo, pelo reto e mesmo pelo abdome. Podem ser utilizadas telas ou grampeadores.

Neste vídeo, apresentamos a correção grampeada da retocele por via transanal, conforme proposto pelo Prof. Sérgio Regadas. O procedimento é rápido, apresenta poucas complicações e a vantagem de não deixas ferimentos externos. Deste modo, o retorno às atividades é precoce e a dor pós-operatória é reduzida.