Informação Relevante

Em 13 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou como pandemia a disseminação global do coronavírus (COVID19), vírus que pode causar infecção respiratória em humanos, com graus variados de gravidade.

Àquela altura, há cerca de uma semana, havia apenas dois casos confirmados em Brasília, sendo que não havia casos de transmissão autóctone do vírus, ou seja, de indivíduos que o tivessem adquirido no Distrito Federal.

Então, considerando o padrão de disseminação global do vírus e as recomendações das autoridades sanitárias no Brasil e no Distrito Federal, a COLONO – Clínica do Aparelho Digestivo decidiu imediatamente adotar as medidas adicionais de biossegurança preconizadas, de modo a evitar a transmissão em suas Unidades.

A partir daquela data, toda nossa equipe passou a utilizar máscaras para evitar a propagação de partículas e, a cada paciente ou acompanhante que ingressar nas dependências da clínica, uma máscara passou a ser fornecida. 

Dispensadores de álcool em gel foram disponibilizados para toda a equipe e pacientes em todos os ambientes das clínicas e os cuidados de lavagens de mãos entre todos os envolvidos foram reforçados. Ressaltamos que o reprocessamento de nossos equipamentos endoscópicos é realizado de modo automatizado, por equipamentos específicos para este fim, sendo utilizadas substâncias saneantes eficazes para erradicação de todos os patógenos, inclusive o COVID19.

Considerando, no entanto, a evolução recente da epidemia em nossa região, bem como os conhecimentos acumulados do comportamento epidemiológico desta infecção em outras regiões do mundo, tomamos a difícil decisão de interromper temporariamente nossas atividades de atendimento direto ao público.

A partir desta data, novos agendamentos de consultas e procedimentos não urgentes serão realizados apenas para o período a partir de 20 de maio de 2020.

Os pacientes já agendados serão contactados e reagendados para uma data posterior ao dia 20 de maio de 2020 e os casos que tenham alguma urgência serão antecipados para esta semana. 

A partir do dia 23 de março de 2020, as Unidades Asa Sul e Águas Claras permanecerão fechadas até o dia 20 de maio de 2020, data esta que poderá ser reavaliada (antecipada ou adiada) conforme a evolução do quadro epidemiológico local. 

Se você tem uma consulta ou procedimento marcados até o dia 23 de março de 2020 e apresentar sintomas como tosse, coriza, febre e dificuldades respiratórias, solicitamos que adie e remarque sua visita. Informe nossa equipe pelo telefone 3345-0301.

Seguiremos acompanhando a evolução da pandemia e reforçamos nosso empenho e compromisso com a saúde e segurança de todos nossos pacientes e da equipe COLONO.

Atenciosamente,

Dr. Fábio Alves Soares – CRM/DF 12643
Diretor Técnico