Informação Relevante

Informamos a todos os pacientes e amigos que a partir de hoje, 20 de maio de 2020, retomaremos nossas atividades médicas na Colono, a sua Clínica do Aparelho Digestivo.

Neste período de suspensão de nossas atividades, estivemos acompanhando muito de perto o desenrolar da pandemia da COVID19, tanto nas diversas regiões de nosso país quanto no exterior. Foi um período de intenso aprendizado e que nos permitiu planejar a retomada das atividades de modo a equilibrar a biossegurança de nossos pacientes e o atendimento às suas necessidades de saúde, que não podem esperar. Deste modo, entendemos que podemos voltar a oferecer a todos o tratamento médico de excelência de sempre, adaptados aos mais rígidos protocolos de segurança que o momento exige, tanto para nossos pacientes, quanto para nossa equipe.

Dispensadores de álcool em gel serão disponibilizados para toda a equipe e pacientes em todos os ambientes das clínicas e os cuidados de lavagens de mãos entre todos os envolvidos foram reforçados. Ressaltamos que o reprocessamento de nossos equipamentos endoscópicos é realizado de modo automatizado, por equipamentos específicos para este fim, sendo utilizadas substâncias saneantes eficazes para erradicação de todos os patógenos, inclusive o SARS Cov2.

No momento do seu contato à nossa Central de Atendimento para agendar sua consulta, nossas atendentes foram especialmente treinadas para fazer a triagem inicial de pacientes de risco ou suspeitos de serem portadores ativos, bem como de contactantes com pacientes portadores da COVID19. Em alguns casos, nossa equipe médica de retaguarda será acionada para dirimir eventuais dúvidas sobre a conveniência e segurança de se proceder ao agendamento. De antemão pedimos compreensão por eventuais transtornos, necessários para resguardar a sua saúde e a de toda a coletividade.

Por ocasião de sua ida à clínica, solicitamos que vá preferencialmente desacompanhado, salvo em casos de pacientes que farão exames sob sedação e daqueles muito idosos ou que não possam ir à clínica de forma autônoma. Neste caso, será autorizado o ingresso às dependências da clínica de apenas um acompanhante adulto. Tanto o paciente como eventuais acompanhantes terão sua temperatura corporal aferida por termômetro digital infravermelho, sem contato físico direto, antes da entrada do paciente na recepção das clínicas. Pacientes com temperatura corporal acima de 37,5oC serão orientados a retornar ao seu domicílio e serão contactados posteriormente por um médico da equipe, que darão todas as orientações médicas pertinentes.  

Solicitamos a compreensão para a necessidade de que todos os pacientes compareçam à clínica portando sua máscara facial e, no caso de pacientes que serão submetidos a algum exame endoscópico, portando uma máscara limpa de reserva, para que seja colocada imediatamente após o exame.

Excepcionalmente no período de pandemia, pacientes que necessitem realizar exames de Endoscopia Digestiva Alta (EDA), mesmo aqueles que já tenham um pedido médico consigo, precisarão passar por uma consulta prévia com o médico endoscopista, para avaliação e triagem. Este cuidado é necessário uma vez que os protocolos sobre realização de exames endoscópicos da Sociedade Brasileira de Endoscopia (SOBED) determinam as indicações médicas e circunstâncias clínicas em que o exame deve ou pode ser realizado bem como aqueles que a bem da segurança de todos devem ser adiados. Assim, o agendamento em si do exame bem como as orientações sobre sua realização serão feitas por um médico. Estas recomendações também se aplicam para os exames de videocolonoscopia.

Nossa equipe foi treinada segundo o Protocolos de Manejo Clínico para COVID19 da SOBED e médicos, auxiliares e atendentes receberão todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados nestas diretrizes, de acordo com o grau de exposição de cada um, segundo suas funções e o ambiente da clínica em que trabalham. 

De modo a reduzir o número de pessoas em todos os ambientes da clínica, as consultas e exames serão agendados com um maior espaçamento de tempo, evitando o contato próximo entre pacientes e entre estes e membros da equipe. As rotinas de higienização de ambientes tiveram seus já rigorosos procedimentos reforçados, com a utilização de substâncias saneantes adequadas para o controle do SARS-Cov2 em cada superfície.

Informamos ainda que nossos canais de agendamento de consultas voltaram a partir de 18 de maio de 2020 a funcionar em seu horário habitual, das 07 às 19 horas de 2ª a 6ª feira e, aos sábados, das 07 às 13 horas. Todos os nossos canais estarão novamente à sua disposição não apenas para agendamentos, mas para quaisquer dúvidas e informações necessárias. Estaremos sempre ao seu lado neste difícil momento, confiantes de que superaremos juntos esta crise sanitária. 

Seguiremos acompanhando a evolução da pandemia e reforçamos nosso empenho e compromisso com a saúde e segurança de todos nossos pacientes e da equipe COLONO.

Atenciosamente,

Dr. Fábio Alves Soares – CRM/DF 12643
Diretor Técnico