Prurido Anal

12/05/2017

Prurido Anal é caracterizado por coceira na região anal externa, resultando numa vontade irresistível de coçar esta área.

Muitas vezes surge à noite ou após uma defecação.

Quais são as principais causas do Prurido Anal?

Diversas são as causas do prurido anal.

Pode dever-se à limpeza excessiva e repetida da região anal, à umidade desta área (como acontece em pacientes que suam muito ou por aqueles que evacuam com frequência fezes líquidas e irritantes).

É mais comum em pacientes obesos e em regiões de clima quente.

Prurido Anal

O consumo de diversas substâncias também tem sido responsabilizado pelo prurido anal. É o caso de cerveja, leite, sumos de frutas ácidas, bebidas com cafeína (café, refrigerantes à base de cola, chá preto) e alguns alimentos (chocolate, frutos, tomates, ameixas).

 

Há poucas evidências científicas sobre tais associações, mas faz sentido suspender o consumo destes alimentos por grupo e avaliar se há melhora. Havendo alívio, reintroduzir e observar se volta a piorar. Identificados alimentos suspeitos, devem ser evitados.

Existem ainda outras causas específicas como hemorróidas, fissuras, infeccções anais, alergias locais, eczemas, dermatites, infestação por parasitas. Causas específicas costumam ser identificadas ao exame físico proctológico e, em alguns casos, por exames complementares.

Provavelmente, no entanto, a causa mais frequente de prurido anal seja uma higiene inadequada da região anal.

O uso do papel higiênico deve ser abolido à medida do possível, uma vez que não promove a limpeza adequada da região, deixa resíduos de papel (ainda pior quando são utilizados papéis perfumados) e, por se tratar de uma superfície abrasiva – por mais macio que seja – geram microtraumatismos à sensível pele que constitui o anoderma (a pele que reveste a borda do ânus), uma pele particularmente delicada.

Ainda sobre a higiene, é comum ocorrer, assim que começa a coceira, uma tendência a lavar a região anal de forma vigorosa, o que só contribui para agravar o problema por traumatizar a pele e retirar sua oleosidade natural.

Veja agora 8 Dicas para controlar o Prurido Anal

  • Regularizar o funcionamento intestinal. Evite a constipação, consumindo alimentos ricos em fibras.
  • Não traumatize a pele mesmo que a coceira se torne insuportável.
  • Mantenha a região limpa, lavando-a e secando-a cuidadosamente depois de defecar. O uso do secador de cabelo após lavar – em baixas temperaturas – pode ajudar. Não é necessário usar sabonete.
  • Evite o uso do papel higiénico, ainda que macio. O lenço umedecido, destes que são utilizados na higiene dos bebês, é uma alternativa ao uso do papel. Ainda assim, é preferível apenas lavar.
  • Não use antissépticos e, principalmente, jamais use sabonetes íntimos femininos. O pH da região anal é neutro. Sabonetes íntimos femininos foram desenvolvidos para não alterar o pH ácido da vagina. São irritativos para a pele da região anal e podem agravar o problema.
  • É importante secar-se delicadamente, sem “raspar”, apenas aplicando uma leve pressão com a própria toalha de banho, apertando à sobre a região externa do ânus. Em seguida, utilize um secador de cabelo. Proceda sempre desta maneira antes da aplicação de qualquer medicamento que tenha sido prescrito.
  • Evite aplicar qualquer creme ou loção que não tenha sido prescrito pelo seu médico. Jamais se auto-medique.
  • Use roupa íntima de puro algodão, de preferência mais folgada. Evite lã, nylon e outros tecidos sintéticos em contato direto com a pele.

Não havendo melhora com estas medidas higiênicas e dietéticas, seu médico deve ser consultado.

Afinal, várias são as causas específicas de prurido anal, que devem ser identificadas e tratadas. Apenas um coloproctologista saberá identificá-las e propor um tratamento correto.

Principais cuidados:

  • Evite o traumatismo desta região
  • Mantenha a região limpa e seca
  • Não se auto-medique
  • Cuide da dieta
  • Evite o uso de papel higiênico
  • Procure um especialista se nada disto surtir o efeito desejado.

Caso não haja melhora no quadro, você pode agendar uma Consulta com um Médico na Clínica Colono, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.