Retossigmoidoscopia Flexível X Colonoscopia: Quais as diferenças?

26/07/2017

Retossigmoidoscopia Flexível e Colonoscopia são exames muito parecidos, ambos importantes no diagnóstico de doenças do cólon e do reto, mas com detalhes que diferenciam sua recomendação.

Por serem exames especializados, devem ser realizados em clínicas de confiança, garantindo a segurança e privacidade do paciente. Na Colono você conta com especialistas capacitados para realizar o procedimento dentro de todas as normas de segurança, com o compromisso de um diagnóstico confiável, facilitando a análise do médico. Confira agora as principais diferenças entre a colonoscopia e a retossigmoidoscopia e agende seu procedimento conosco.

Como funciona a colonoscopia

Um dos exames mais solicitados por proctologistas e gastroenterologistas, a colonoscopia auxilia na investigação de doenças que acometem o trato intestinal. O procedimento funciona com a introdução de um tubo flexível pelo ânus, que capta imagens do interior do intestino com alta resolução e qualidade. Além disso, o aparelho também auxilia na realização de biópsias, cauterizações e retirada de pólipos.

A colonoscopia é fundamental para o diagnóstico do câncer de cólon e do reto, além de outras doenças abdominais e intestinais, como diarreias persistentes, anemias, dores abdominais crônicas e sangramento intestinal. Para sua realização, o paciente se mantém sedado na maioria dos casos, e pode voltar às suas atividades normais no dia seguinte.

Dentre as vantagens da colonoscopia está a possibilidade de uma análise detalhada e com imagens ampliadas. Isso contribui para a recomendação do tratamento mais adequado para cada caso.

Como funciona a retossigmoidoscopia

Esse procedimento auxilia no diagnóstico de doenças que acometem os segmentos finais do tubo digestivo e é realizado com o mesmo aparelho flexível utilizado na colonoscopia.

A grande diferença entre a retossigmoidoscopia e a colonoscopia é o alcance do procedimento. Apesar de não avaliar a totalidade do intestino grosso, a retossigmoidoscopia é suficiente e adequada em vários casos, particularmente na investigação de sangramentos percebidos às evacuações em pacientes jovens e de baixo risco para câncer colorretal.  

A retossigmoidoscopia não requer sedação, afastamento do trabalho por um dia inteiro ou preparo intestinal completo, como na colonoscopia. Seu preparo pode ser realizado poucas horas antes da realização do exame e o paciente pode voltar às suas atividades normais logo após. A duração do exame é mais rápida e o paciente pode comparecer desacompanhado à clínica.

Na Clínica Colono, é possível agendar tanto a colonoscopia como a retossigmoidoscopia. Ambos são executados por nossos especialistas com equipamento flexível e descontaminado em alto nível.

No caso da colonoscopia, por tratar-se de exame que requer sedação e preparo intestinal completo, é necessário o agendamento de consulta antes do exame. Nesta consulta, você conhecerá o médico que realizará seu exame, o qual perguntará detalhes do seu histórico, como medicamentos em uso, problemas de saúde e alergias. Você sairá desta consulta com o exame agendado e informações escritas e detalhadas sobre o preparo. E o telefone celular do especialista responsável pelo seu exame, caso haja eventuais dúvidas durante o preparo.

No caso da retossigmoidoscopia flexível, o agendamento pode ser feito agora mesmo, pela nossa ferramenta de agendamento online ou pelo nosso WhatsApp. Venha para a Colono, a sua clínica do aparelho digestivo!

Deixe uma resposta