Qual a finalidade do exame de Ultrassonografia anorretal?

06/09/2017

Dentre os exames que auxiliam a avaliação de doenças da região anorretal, a ultrassonografia anorretal é comumente indicada. O aparelho de ultrassom é introduzido no canal anal e no reto, produzindo uma imagem 360 graus sobre toda a região. Como não emite radiação ionizante, é um exame bastante seguro para pessoas de todas as idades.

O procedimento é importante para a identificação de disfunções do aparelho digestivo, como a constipação intestinal e incontinência fecal, males que acometem de 1% a 7,4% da população mundial. Em geral não causa dores e oferece pouco incômodo ao paciente, se assemelhando a um exame de toque retal.

Além do diagnóstico, a ultrassonografia anorretal também é utilizada no acompanhamento de doenças proctológicas, como traumas, lesões decorrentes de cirurgias anorretais e perineais, incontinência fecal, tumores anais e retais, infecções locais e fístulas anais entre outros. Apesar de ser um exame de rápida realização, a qualidade das imagens e a sua correta interpretação dependem da experiência do examinador e da qualidade do equipamento.

Na Colono utilizamos o moderno equipamento Erison ER12, equipamento de fabricação norte-americana e que produz imagens de elevada resolução e qualidade. Além disso, você conta com a experiência do Dr. Fábio Soares e sua equipe, pioneiro na introdução da ultrassonografia anorretal em Brasília, há cerca de dez anos.

Como funciona a ultrassonografia anorretal

Também conhecido como ultrassom endoanal, ultrassom endorretal, endossonografia anorretal ou ecografia anorretal, o procedimento é realizado no canal anal e reto por meio da introdução de um transdutor rotatório.

Esse equipamento permite a visualização de todas as estruturas da região de forma periférica, produzindo imagens radiais de toda a circunferência e em tempo real.

No exame do canal anal, não há um preparo específico. Quando o exame é realizado no reto, é preciso que o mesmo esteja limpo para facilitar a realização de uma análise adequada e imagens de qualidade.Apenas nestes casos, é necessária uma lavagem intestinal, realizada mediante aplicação de duas unidades de PhosphoEnema ou Fleet Enema cerca de duas horas antes do exame.

Em ambos os casos não é necessário jejum, salvo nos raros casos em que haja necessidade de sedação (apenas nos casos em que a dor anal intensa seja o motivo da realização do exame, como nos abscessos perianais. Nestes casos, jejum de sólidos por doze horas e de líquidos por ao menos três horas é necessário).

A realização da ultrassonografia anorretal costuma durar cerca de 15 minutos e o paciente é liberado para suas atividades normal logo após. Nos raros casos em que uma sedação seja necessária, os pacientes precisam de um acompanhante e deve repousar pelas próximas doze horas.

Apesar de a realização do exame ser rápida, a revisão das imagens pelo médico examinador deve ser minuciosa. Por isso o laudo costuma ser liberado apenas no dia seguinte, sendo impresso em impressora a laser colorida e de alta resolução. Desta forma, seu médico terá acesso a imagens de elevada qualidade.

Indicações para realizar a ultrassonografia anorretal

Por trazer informações sobre a estrutura do reto e ânus, a ultrassonografia anorretal é indicada em uma série de situações que precisam de uma investigação mais detalhada:

  • Avaliação de pacientes com incontinência fecal
  • Presença de fístulas anorretais
  • Identificação e estadiamento de tumores
  • Avaliação da resposta à radioterapia e acompanhamento do tratamento de câncer no ânus ou no reto
  • Incontinência fecal
  • Algumas causas de constipação intestinal

Na Colono, o equipamento de ultrassonografia anorretal é um dos mais modernos à disposição. Sua configuração portátil permite que seja utilizado em qualquer ambiente da clínica, até mesmo no Centro Cirúrgico – o que facilita na tomada de decisões operatórias, como no caso de abscessos ocultos.

Agende agora seu exame online na Colono – a sua clínica do aparelho digestivo!

Deixe uma resposta