Qual a Diferença Entre um Médico Proctologista e um Coloproctologista?

22/05/2018

Muitas pessoas apresentam dúvidas em relação a esses dois termos (Coloproctologista e Proctologista) presentes no mundo das especialidades médicas, entretanto, é algo simples que vamos abordar neste artigo para que você possa entender de vez essas nomenclaturas.

Para que eu possa te explicar qual a diferença entre um proctologista e um coloproctologista, primeiro eu preciso falar dos termos que deram origens a especialidade desses profissionais.

Sem muitas delongas, vamos em frente.

O que é Proctologia?

Proctologia se trata de uma especialidade médica, que busca de fato, prevenir, diagnosticar e tratar as enfermidades que acometem ânus e reto.

O que é Coloproctologia?

Coloproctologia, é praticamente o mesmo conceito, porém existem duas diferenças, a adição do “Colo”, que acarretou na mudança literal e também na ampliação de sua atuação (que antes já era abordada pela Proctologia).

Como a Proctologia era responsável por todas as enfermidades que acometia o ânus e o reto, com o acréscimo, ficou responsável por todas as enfermidades no ânus, reto e intestino grosso (Cólon).

A Proctologia já tratava também das patologias relacionadas ao Cólon, e por isso surgiu a necessidade também de um termo que representasse melhor toda a sua atuação.

O que é um Coloproctologista?

É o especialista na área médica que estuda doenças nas áreas do Intestino Grosso, Ânus e Reto. Ele é quem preveni, diagnostica e realiza os devidos tratamentos nessas regiões.

Para ser Coloproctologista, deve além de terminar curso de medicina, realizar uma especialização que tem uma duração média de 2 anos.

A especialidade é reconhecida pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, através da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).

Quando Você deve Consultar um Coloproctologista?

De forma preventiva, a consulta deve ocorrer uma vez por ano a partir dos 50 anos de idade, principalmente se houver histórico familiar de câncer intestinal.

Outros fatores podem indicar a necessidade de consultar-se com um especialista, tais como:

  • Sangramento anal;
  • Cólica abdominal frequente;
  • Diarreia frequente ou constipação intestinal (prisão de ventre);

O que é o Exame Proctológico e Como é Realizado?

Utilizado para investigação de queixas diversas relacionadas à região anal, assim como para prevenção do câncer colorretal, o exame proctológico compreende quatro ações, sendo realizado de preferência em posição genupeitoral:

  1. Inspeção perianal: observação da pele para avaliação de possíveis lesões visíveis (doença hemorroidária externa, prurido anal, fístula anal e doenças demartológicas diversas).
  2. Toque retal: palpação da região perianal à procura de tumores subcutâneos ou alterações na sensibilidade.
  3. Anuscopia: avaliação direta do ânus, canal retal e ampola retal. O anuscópio (aparelho utilizado no procedimento) pode detectar doença hemorroidária, prolapso retal, câncer anal e até mesmo DST’s como o HPV.
  4. Retossigmoidoscopia rígida: exame do reto e de parte do cólon através do aparelho conhecido como retossigmoidoscópio. O procedimento pode revelar a existência de lesões, câncer, inflamações, estenose ou malformação vascular.

Que Doenças o Especialista em Coloproctologia Trata?

O Coloproctologista trata uma série de doenças, entre elas, segue abaixo as mais conhecidas.

  • Câncer de intestino grosso e reto (câncer colorretal);
  • Doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa, doença de Crohn, entre outras);
  • Infecções (parasitas, bactérias e vírus);
  • Distúrbios funcionais (síndrome do intestino irritável, doença do colon irritável, etc);
  • Tumores benignos de intestino, reto e ânus;
  • Pólipos intestinais;
  • Constipação e diarreias crônicas;
  • Hemorroidas, fissuras e absessos anais;
  • Fístulas anorretais;
  • Incontinência anal;
  • Doenças venéreas do ânus e reto (condilomas e sífilis);

Como São os Tipos de Tratamentos e Cirurgias Feitos Pelo Coloproctologista?

Nos últimos anos têm-se observado uma tendência de aumento do número de procedimentos pouco invasivos. Uma das grandes vantagens desse tipo de tratamento é a diminuição da dor no pós-operatório, assim como do tempo de internação.

Dentre as técnicas minimamente invasivas, podemos destacar:

  •       THD (Dearterialização Hemorroidária Transanal): cirurgia sem cortes para curar a hemorroida;
  •         Cirurgia de incisão única: procedimento com corte único que permite o tratamento de doenças intestinais.

No dia a dia, é comum o profissional valer-se do exame proctológico na avaliação da queixa do paciente.

Afinal, onde encontrar um Coloproctologista?

Como em todas as áreas da medicina, o aumento vertiginoso do conhecimento técnico-científico tem revolucionado o tratamento das doenças do aparelho digestivo. Na coloproctologia em particular. E na COLONO, a inovação recebe atenção especial.

É por conta disso que contamos com profissionais altamente capacitados, incluindo profissionais da área de Coloproctologia.

E se você desejar agendar seu exame na Clínica Colono com um Coloproctologista, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.