Para que serve o exame de manometria anorretal?

26/01/2018

Se você vai fazer o exame de manometria anorretal e está procurando informações para saber o que é, como funciona e qual é o seu procedimento, você está no lugar certo.

Nesse post, vamos tirar todas as dúvidas sobre esse exame.

O que é manometria anorretal?

O exame de manometria anorretal é um procedimento que fornece a avaliação dos músculos do esfíncter, se eles relaxam ou não, e se a área retal está regulando corretamente a passagem de gases e fezes que partem do intestino.

Ou seja, os reflexos do músculo anal que impedem a passagem, bem como a liberação fecal nos casos em que o paciente relaxa os músculos do reto.

Dessa forma, o procedimento analisa os movimentos coordenados ou inadequados do esfíncter, sendo eles os responsáveis pela evacuação.

Como é feito o exame de manometria anorretal?

O procedimento acontece com uma sonda que contém um balão em uma extremidade e um aparelho de medida em outra, sendo que a ponta com o balão é inserida no paciente e o lado que tem um cateter de medida, mensura a pressão do esfíncter anal.

No processo o balão é inflado para avaliar as vias do reflexo do reto.

Durante o exame o paciente deve realizar alguns movimentos, como esforço para evacuar, relaxar e prender os músculos.

O exame também pode consistir em disseminar água destilada pelos canais do reto, gerando pressão que pode ser avaliada de acordo com a reação dos esfíncteres anais.

Do início da introdução da sonda até o final do exame, o procedimento deve durar em torno de 20 minutos e tem aplicação de anestésico local. Portanto, a manometria anorretal é indolor e rápida, sem a necessidade de sedação do paciente.

Para que serve o exame de manometria anorretal?

O procedimento de manometria anorretal é usado como avaliador para constipação, incontinência fecal, dor e fissuras anais, fístula anal/perianal, avaliação de hemorroidas e suspeitas de doenças no intestino grosso.

Ele também é um exame necessário em casos cirúrgicos que possam envolver o ânus e/ou o reto.

O procedimento é realizado por um cirurgião de cólon e reto, o coloproctologista.

Este exame pode ser feito em qualquer idade e o paciente fica consciente durante o procedimento, sendo que não é necessário nenhum procedimento de preparo e o indivíduo deve alimentar-se normalmente.

Em casos onde paciente tem prisão de ventre pode ser sugerido o uso de algum supositório, sendo importante evacuar antes do exame.

Há algum risco no exame de manometria anorretal?

Por ser um procedimento de baixo risco e indolor, as complicações são bem raras, consistindo em pequenos sangramentos se o paciente já tiver alguma lesão.

Pode existir casos também em que o paciente é alérgico ao látex, sendo necessário ser passado a informação para a equipe médica, assim o balão de látex poderá ser substituído pelo balão de vinil.

Conclusão

Podemos concluir então que o exame de manometria anorretal não contém nenhum risco para o paciente, do qual não necessita de nenhuma preparação que antecede ao exame.

É sempre importante se comunicar com o médico que irá fazer o exame ou até mesmo com a equipe médica para tirar dúvidas que possam ocorrer antes do mesmo.

Veja mais informações sobre o procedimento de Eletromanometria Anorretal realizado pela Clínica Colono na Asa Sul, Brasília – DF:

Caso tenha interesse em realizar seu exame com um dos profissionais da Clínica Colono, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.