O que a Manometria Anorretal consegue diagnosticar?

26/06/2017

A manometria anorretal é um exame realizado em pacientes com diversas queixas na região anal ou do assoalho pélvico. Realizado de forma rápida e, geralmente, indolor, o procedimento auxilia na detecção e diferenciação de diversas doenças, o que facilita na indicação do melhor tratamento para cada caso.

Por ser uma região delicada, ainda existe certo constrangimento nas pessoas na hora de buscar ajuda quando percebem que há algo errado com sua região anal. Mas para que o problema possa ser devidamente diagnosticado e que o tratamento se inicie o quanto antes, é fundamental a consulta com um médico e a realização dos exames solicitados.

Na Clínica Colono, além de uma equipe médica especializada você encontra os principais exames da região gastrointestinal – todos realizados com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e instalações e com profissionais capacitados para garantir a sua segurança e bem-estar. Na hora de agendar sua manometria anorretal, conte conosco.

Procedimento da manometria anorretal

A manometria anorretal é um procedimento simples, rápido e geralmente indolor. Ele é feito sem a necessidade de sedação, jejum ou outro preparo específico, e não há necessidade de um acompanhante durante o exame. O especialista introduz uma espécie de canudo maleável no ânus do paciente, que precisa realizar movimentos de contração,  esforço evacuatório e relaxamento, por exemplo, para que os sensores registrem as variações de pressões, que correspondem à força muscular da região. Também podem ser realizados testes para avaliar a sensibilidade e a capacidade retal.

A sonda utilizada possui um balão em sua extremidade e transmite as informações captadas para o manômetro (equipamento utilizado para medir pressões). Esses sinais permitem avaliar a pressão do ânus em repouso, em contração e durante as manobras de evacuação – além de reflexos e a sensibilidade da região. Esses parâmetros são essenciais para entender a fisiologia da evacuação e encontrar a melhor solução para cada problema.

Na COLONO utilizamos sondas de estado sólido, que dispensam o uso de água e, assim, produzindo mínimo desconforto se comparado aos tradicionais equipamentos de perfusão. O exame dura cerca de 15 minutos. Por ser um teste que requer a participação ativa do paciente, não é realizada nenhuma sedação. O paciente que realiza a manometria anorretal pode voltar às suas atividades normais logo após o exame.

Indicações

O exame de manometria anorretal é muito importante para que o especialista possa diagnosticar doenças anorretais e do assoalho pélvico bem como  indicar um tratamento adequado. Em suspeitas de incontinência, esse exame é muito importante, pois com ele é possível avaliar a força da musculatura da região e sua coordenação.

Existem alguns sintomas que indicam uma investigação com esse tipo de exame, como:

  • Incontinência fecal, ou seja, dificuldades em segurar fezes
  • Dor anal sem motivo aparente
  • Constipação, ou seja, dificuldades em evacuar (prisão de ventre)
  • Suspeita de megacólon idiopático ou chagásico (dilatações do intestino grosso e reto que podem estar relacionados à Doença de Chagas)
  • Avaliação de pacientes antes e depois de radioterapia na região, como pode ser o caso no tratamento de tumores do colo de útero ou da próstata
  • Hemorroidas
  • Fissuras anais
  • Fístulas anais

Além disso, a manometria anorretal também é solicitada como exame pré-operatório de cirurgias que possam envolver o ânus e o reto, como cirurgias para hemorróidas, fístulas anais e fissuras anais, bem como aquelas que envolvem o reto.

A manometria anorretal é um procedimento seguro e fundamental para um tratamento adequado para cada caso.

Deixe uma resposta