Dores durante a evacuação podem ser hemorróidas?

03/08/2017

Indo direto ao ponto, sim. Porém, é importante destacar que várias doenças e problemas que acometem o ânus podem levar à dor durante a evacuação. Vamos falar um pouco de cada um deles e sobre o que fazer em cada caso.

Hemorróidas x Doença Hemorroidária (DH)

Primeiramente, apesar de muito utilizado, o termo hemorróidas não é o mais correto para se referir à doença que todos conhecem e que incomoda muita gente. Isso porque todo mundo tem hemorróidas. Sim, é isso mesmo. Hemorróidas são pequenos vasos sanguíneos, em geral veias e artérias que se comunicam seja superficialmente, logo abaixo da pele que reveste a parte externa do ânus, seja internamente, no canal anal em si.

Nesse caso, quando temos algum tipo de alteração nesses vasos, temos o que é chamado de Doença Hemorroidária (DH), que pode acometer tanto as hemorróidas externas, quanto as internas, ou até mesmo as duas ao mesmo tempo (doença hemorroidária mista).

Sintomas

Os principais sintomas da Doença Hemorroidária são a sensação de que as hemorróidas foram para fora do canal anal, especialmente no momento da evacuação, e o sangramento, que pode aparecer nas fezes ou na hora de realizar a limpeza, na maioria das vezes sem dor. No entanto, uma hemorróida pode trombosar, ou seja, um coágulo pode se formar em seu interior, o que gera uma inflamação e cria um processo doloroso local. Isso acontece com maior freqüência nas hemorróidas externas.

Ou seja, nem toda doença hemorroidária gera dor. Lembrando que mesmo quem não possui a DH instalada pode ter sangramento anal, principalmente em combinação com um esforço grande ao evacuar, pois todos temos hemorróidas que podem sangrar em caso de traumatismo.

Causas

Mas o que causa a doença hemorroidária? Não se sabe a causa exata desta doença, mas alguns fatores são predisponentes ao seu aparecimento. Podemos citar o esforço prolongado durante a evacuação, a fraqueza da musculatura anal e a idade. Fatores genéticos são postulados também como causa, sem consenso no entanto.

Tratamento

O principal tratamento para Doença Hemorroidária, principalmente em suas fases iniciais, é a mudança de estilo de vida. Mudar hábitos alimentares, incluindo fibras e líquidos na dieta. Outra medidas, como banhos de assento com água morna, medicamentos analgésicos e antiinflamatórios e pomadas locais tendem a diminuir ou até mesmo eliminar os sintomas, mas não curam a doença.

Existem alguns procedimentos ambulatoriais (ou seja, realizados no consultório) e técnicas cirúrgicas pouco invasivas para correção de hemorróidas que não respondem ao tratamento clínico ou que estão em estágios mais avançados da doença. Destacamos a ligadura elástica de hemorróidas e técnicas como PPH e THD. Na seção de doenças e tratamentos em nosso site você encontra informações mais detalhadas a respeito.

Outras causas de dor ao evacuar

Apesar de muito difundida a ideia de que dor ao evacuar é causada por hemorróidas, ou como vimos, Doença Hemorroidária, na verdade a dor ao evacuar pode ser gerada por inúmeras condições, dentre elas:

  • Fissuras anais: principal causa de dor ao evacuar, causada pelo esforço e por fezes endurecidas que de fato traumatizam a borda do ânus, gerando dor e sangramento;
  • Espasmos da musculatura esfincteriana anal;
  • Abscesso perianal causado por infecções bacterianas;
  • Infecção fúngica;
  • Tumores anais;
  • Fístulas perianais;
  • Úlcera anal;
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DST): como  gonorréia, infecção por clamídia ou herpes;
  • Doenças de pele.

Como vimos acima, a dor ao evacuar pode ser causada por várias condições diferentes. Por isso, é muito importante procurar um coloproctologista para investigação e diagnóstico adequado do caso ao perceber qualquer sintoma, seja dor, sangramento durante a evacuação, ou qualquer outro sinal de desconforto.

O diagnóstico precoce é fundamental para a eficácia do tratamento. O tratamento vai depender de cada caso, desde alterações do estilo de vida e de hábitos alimentares, ao uso de medicações específicas ou realização de cirurgias.

Na Colono, a sua clínica do aparelho digestivo, você encontra profissionais altamente capacitados esperando por você!

Deixe uma resposta