A importância da consulta médica para a indicação da Colonoscopia

29/11/2017

A importância da consulta médica para a indicação da Colonoscopia se dá na medida em que o proctologista (médico especializado) pode indicar o exame para uma gama de situações, tais como:

• Câncer no intestino grosso;
• Inflamações na parede intestinal;
• Presença de pólipos (pequenos grupos de células que se formam na parede do cólon ou do reto);
• Sangramentos sem causa aparente.

É o especialista quem vai decidir o momento correto para a realização do exame e a finalidade do mesmo.

Além disso, a importância da consulta fica clara quando observamos que para a realização do exame é preciso que o paciente siga instruções específicas para os dias que o antecedem.

Isso porque o intestino precisa estar limpo para uma boa visualização de sua luz (face interna do intestino) e consequente precisão na avaliação clínica.

O que é a Colonoscopia?

A Colonoscopia é um exame seguro e indicado para um grande número de casos clínicos na Coloproctologia (especialidade médica que estuda, diagnostica e trata de doenças no reto e cólon).

No exame, o endoscópio (uma sonda fina e flexível com uma microcâmera acoplada) é inserido no ânus com a finalidade de observar, diagnosticar e tratar possíveis lesões na parede intestinal.

As imagens são levadas até um visor no qual o especialista pode observar as paredes do intestino grosso podendo, inclusive, retirar partes do tecido para biópsia, procedimento indolor para o paciente.

4 fatores que tornam essencial a consulta médica para a indicação de Colonoscopia

Apesar de ser considerado um procedimento seguro da área, ao paciente será solicitada uma série de requisitos. Nesse sentido, é fundamental a entrevista com um especialista para a avaliação de vários fatores.

Dentre os principais, podemos citar:

Medicamentos

Através da entrevista, o médico poderá solicitar que o paciente suspenda o uso de determinados medicamentos, ou marque uma data apropriada para o exame.

Dentre esses, podemos citar:

• Medicamentos para diabetes;
• Anticoagulantes;
• Laxantes;
• Antibióticos;
• Antidiabéticos;
• Antiepiléticos, dentre outros.

É importante que o paciente leve ao consultório uma relação com os medicamentos que faz uso e avise ao médico sobre seus antecedentes alérgicos.

Dieta

Quando da indicação de Colonoscopia, ao paciente será solicitada uma dieta específica com o objetivo de reservar um intestino limpo para o exame com o colonoscópio.

É importante que o paciente fique atento às restrições encaminhadas pelo médico para que o exame não precise ser adiado e para que o diagnóstico seja o mais preciso possível.

Dentre as restrições mais comuns estão:

• Não consumir cereais e, possivelmente, fazer uso de medicamentos específicos a partir de três dias antes da realização do exame.
• Não ingerir alimentos sólidos em grande quantidade, ou que contenham fibras um dia antes do procedimento.
• Não fazer uso de carne na alimentação, além de leites e derivados, também na véspera do exame.

Por fim, o paciente será orientado a ingerir bastante líquido (claro e sem resíduos) e a realizar um jejum completo cerca de 8 horas antes da Colonoscopia.

Laxantes

Além de ser importante que se informe ao médico sobre o uso de laxantes, os medicamentos são comumente indicados para uso nas vésperas do procedimento. Isso garante a boa visualização das estruturas e um diagnóstico preciso.

Sedação

Por fim, o paciente deve estar ciente que, durante a realização do exame, é comum que seja administrado sedativo. Isso impossibilita o retorno às atividades habituais em poucas horas, devendo ser levada em consideração a presença de um acompanhante.

A Colonoscopia é um exame seguro e que deve ser indicado através de entrevista com um especialista. Com isso, o paciente saberá o que fazer e o que evitar para a correta realização do exame.

Onde realizar esse procedimento ?

A Colonoscopia é um exame que está disponível em Brasília – DF (Asa Sul) na Clínica Colono.

Na COLONO, utilizamos equipamentos Fujinon, marca líder mundial na fabricação de equipamentos endoscópicos. Os equipamentos flexíveis, são reprocessados e descontaminados em alto nível (por meio de equipamento automático de reprocessamento – ENDOLAV), e são conectados a uma processadora de vídeo digital.

Esta combinação possibilita a geração de imagens de elevada qualidade dos segmentos intestinais examinados e o processamento completamente digital das imagens.

Além disso, na COLONO, você sairá da consulta com instruções escritas e detalhadas sobre o seu preparo e o telefone celular do médico que realizará o seu exame. Assim, em caso de dúvidas, poderá entrar em contato diretamente com ele para saná-las.

Caso você deseje agendar seu exame na Clínica Colono, basta nos enviar uma mensagem pela página de contato ou então falar diretamente conosco pelo nosso WhatsApp.