Como é feito o Exame de Endoscopia Digestiva Alta?

26/01/2018

Você precisa marcar um Exame de Endoscopia Digestiva Alta e não sabe como ele é feito ou para que serve?

Não tem problemas, esse post está dedicado a responder essas duas questões para que você saiba o necessário sobre o exame e o faça com segurança.

Para que serve o Exame de Endoscopia Digestiva Alta?

Conhecida somente por endoscopia, esse exame tem como objetivo visualizar a parte do trato gastrointestinal superior, que é composto pelo duodeno (primeira parte do intestino delgado), esófago e estomago.

Tudo isso com uma câmera de alta resolução inserida no equipamento.

Como é feito o Exame de Endoscopia Digestiva Alta?

O exame de endoscopia digestiva é realizado através de um aparelho chamado de endoscópio, que contém um tubo fino e longo, possui uma câmera na ponta que ajuda a filmagem dos órgãos digestivos.

O exame pode ser feito sem ou com anestesia. Normalmente o exame é desenvolvido com o paciente consciente e apenas um analgésico é utilizado para sedação.

Esse tipo de aparelho tem uma alta resolução de imagem e conseguem filmar em HDTV, possuindo também uma luz própria para assim, conseguir iluminar os órgãos interiores.

Normalmente os endoscópios tem 8 a 11 milímetros e 1 metro de comprimento.

Após o exame de endoscopia digestiva alta, o paciente tende a ficar alguns minutos de observação, não excedendo uma hora, até o momento em que os efeitos do remédio dado antes do exame passem por completo.

Normalmente o paciente é orientado a não dirigir e nem trabalhar no dia seguinte ao exame.

O exame de endoscopia não serve somente para fazer esse tipo de atividades que mencionamos acima, mas também, ajudar em alguns tratamentos, principalmente nos de varizes sangrentas e úlceras.

Através do aparelho é possível inserir diversas ferramentas, como sondas, pinças, laços e agulhas.

Preparando o paciente para o Exame de Endoscopia Digestiva Alta

Para as pessoas que tem o exame marcado, é importante que não se alimentem dentro de um prazo que varia de 4 a 8 horas antes do exame.

O tempo exato será definido pelo gastroenterologista, pois o tempo pode variar de paciente para paciente.

É importante que o paciente não ingira nenhum alimento, pois só assim o médico terá condições de averiguar o interior sem ocorrer nenhuma interferência ou até mesmo correr o risco de o paciente vomitar durante o procedimento.

Caso o paciente utilize algum tipo de remédio, é importante pedir maiores informações para o seu médico e analisar se eles podem ser tomados ou não durante o período de jejum, assim ficará mais fácil para descobrir suas necessidades individuais.

Onde realizar o Exame de Endoscopia ?

A Endoscopia Digestiva Alta é um exame que está disponível em Brasília-DF na Clínica Colono.

Na COLONO, utilizamos equipamentos Fujinon, marca líder na fabricação de equipamentos endoscópicos.

Os equipamentos flexíveis são reprocessados e descontaminados em alto nível por meio de equipamento automático de reprocessamento (ENDOLAV) e então conectados a uma processadora digital de vídeo que possiblita a geração de imagens de alta resolução dos segmentos gastrintestinais examinados.

Assim, pode-se visualizar detalhadamente os segmentos examinados.

Conclusão

Podemos concluir, desta forma, que o exame de endoscopia digestiva alta, tem a capacidade de avaliar o interior dos órgãos com total segurança e eficácia.

O equipamento também é utilizado como ferramenta para alguns outros procedimentos internos quando necessários.

É importante salientar, que as pessoas que estão sujeitas a fazerem esse exame, sigam as instruções dadas para que o procedimento tenha a eficácia desejada e o resultado esperado.

Se você precisa realizar uma endoscopia digestiva alta, conte conosco. Nossa clinica foi criada com o objetivo de fornecer um ambiente seguro a favor do seu bem estar e da sua saúde, entre em contato e agende um consulta. Se preferir, pode falar conosco pelo nosso WhatsApp.